agosto 07, 2012

PAGANDO AS CONTAS III

Mais uma ilustração que fiz para um informativo institucional da Universidade Federal Fluminense. O tema da vez é juventude e homoafetividade. Gostei bastante do resultado, e vou mostrar aqui um pouco do processo de construção da ilustra, na tentativa de te enganar e fazer você acreditar que isto é um passo a passo bacanudo. Já está se sentindo enganado?
Depois do briefing, saí com uma ideia bem definida do que seria a ilustração da capa. Pensei em dois rapazes de mãos dadas andando pela calçada do campus do Gragoatá, mostrando somente a parte baixa de seus rostos (pra evitar qualquer tipo de definição), com livros e mochilas e outros elementos universitários, além de algumas pessoas ao fundo. Fiz alguns rabiscos com a caneta bic e optei por este:


Fui pra prancheta e comecei a desenhar em uma folha A4. Mudei um pouco a roupa do rapaz da direita enquanto eu o rabiscava, pra deixá-lo com uma aparência mais sóbria e careta, contrastando com o outro rapaz, cujo visual é mais estiloso e descolado. Dei a ele uma camisa de botões e tirei os adereços do braço. Minha maior preocupação era evitar cair no estereótipo e no lugar-comum.


Resolvi mudar o cenário e desenhei um bloco do Campus, ao invés da calçada, pra dar um clima ainda mais universitário. Coloquei, ao fundo, uma menina carregando seus livros nas mãos e arte-finalizei tudo.


Hora de sacar o computador, a tablet, a coca-cola, os fones de ouvido e sentar pra colorir a ilustra. Não usei uma paleta específica aqui, mas optei por cores bem leves e bastante chapadas.


Esta é a ilustração pronta. Note que, por uma decisão editorial, tive que retirar a identificação do bloco do Campus e do livro que está na mão do rapaz da direita. Usei as cores pra encobrir tudo. Clique na imagem pra ampliar.


E aqui, uma edição já impressa do informativo.


Confesso que gosto bastante de produzir estas ilustrações. Apesar de uma ou outra interferência, tenho muita liberdade pra fazer as coisas do meu jeito, opinando ou modificando como eu julgar necessário. Tentei, com esta ilustra, ser o mais respeitoso possível com um tema já bastante delicado, que não precisa de mais estereótipos ou deturpações. Espero, sinceramente, ter conseguido alcançar este objetivo.
Um abraço! . 

3 comentários:

  1. Ficou muito bom. Mas qual dos dois é você?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha, na verdade, OS DOIS!!! Hhehehehe.
      Me usei de referência para desenhar os caras, e minha esposa pra desenhar a garota. Aprendendo com Tony Harris e Greg Land...

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir