dezembro 20, 2011

SANTA, I'M YOUR FATHER!!!

A piada é tão óbvia que alguém já deve ter feito isso:


Isso significa que Darth Vader é o... VOVÔ NOEL?!?

Um feliz Natal e um excelente Ano Novo pra nós!
E aguarde algumas mudanças para este blog no começo do ano que vem. Vai ficar mais interessante e bacanudo.
Até 2012!

dezembro 14, 2011

Passo-a-passo bacanudo

Como eu comentei anteriormente, ainda não postei aqui no blog um desses "passo-a-passo" bacanudos do processo de produção de uma ilustração ou de uma página de HQ, algo que planejo há um tempo. Abaixo estão algumas lâminas da ilustração feita para a capa de um jornal institucional da UFF e que fui salvando ao longo do trabalho. Ainda não é um passo-a-passo bacanudo, mas é o que deu pra arranjar por enquanto.
Prometo um passo-a-passo decente em breve. Desta vez, de uma página de HQ.
Até!

novembro 05, 2011

Pagando as contas II

Enquanto não consigo uma vaga no disputado e altamente especializado mercado de quadrinhos, vou dando meus pulos por aqui para continuar pagando minhas contas.
Na verdade, não é bem assim. Eu tenho trabalho fixo que garante o sustento, mas é sempre bom poder receber algum para desenhar de vez em quando.

Essa ilustração eu fiz para a capa de um periódico institucional da Universidade Federal Fluminense. A matéria é sobre um projeto voltado para a educação matemática.
A impressão ficou excelente, como você pode ver nas fotos abaixo.



Fiz algumas outras ilustrações internas também, mas isso fica para outro post.
Por falar em outro post, no próximo vou fazer um passo-a-passo sobre essa ilustra. Notei que não fiz nenhum ainda aqui no blog.
Aquele abraço.

setembro 02, 2011

Pensando em que?

Rabisco que fiz no sketchbook durante um happy hour de sexta com o pessoal do trabalho. As donzelas aí estavam numa mesa à nossa frente. Fiquei imaginando no que elas estariam pensando na hora. Garanto que pelo menos um deles eu acertei...
Usei uma caneta-pincel dahora novinha que eu havia acabado de comprar. Isso explica esses rabiscos epiléticos. Ou seria o álcool no meu sangue?

agosto 20, 2011

SANTA ESCÓCIA!

Para o alto... e AVANTE!!!

agosto 10, 2011

Aprendendo...

Não fiz faculdade de Design, Artes Visuais, Desenho Industrial ou nada parecido. A vida me levou a completar minha formação acadêmica em outra área. Valho-me sobretudo de meu autodidatismo (além de um ou outro curso de desenho que fiz quando guri) para nadar num mar infestado de tubarões das artes gráficas. Só não fui engolido ainda porque tenho muita disposição e um tanto de teimosia. No entanto, vez por outra surge uma oportunidade de aprender com gente que sabe, que pode orientar e ajudar a abrir caminhos que sozinho seria mais difícil de conseguir. Não costumo deixar passar quando uma dessas aparece.
Participei, no mês passado, de uma oficina do Ciclo Mandacaru de Oficinas de Ilustração, na Caixa Cultural do Rio.

Ministrada pelo bamba da ilustração Rogério Nunes (o Charada da foto acima), que já trabalhou para a VIP, Playboy, Você S/A, Superinteressante e uma outra dezena de publicações, a oficina Processo Criativo para Ilustração discutiu principalmente o mercado de ilustração editorial, com enfoque em revistas de banca. O bacana foi o exercício, que consistiu em produzir, a partir de fotocópias de matérias já publicadas com a ilustração ocultada pelo Rogério, o conceito que melhor traduziria o texto. Depois, seriam comparadas com as ilustrações oficialmente publicadas nas matérias.


Estavam presentes, entre os vinte participantes, estudantes universitários de Design e Artes, profissionais iniciantes, gente cascuda da ilustração e um ou outro aventureiro. Meu camarada Pato Vargas também estava lá.


Só pra constar, eu sou o cara com a camisa azul nas fotos.

Abraço.

julho 22, 2011

MARUJO VELHO

Só pra soltar a mão. Com um tapinha no Photoshop.

julho 20, 2011

NA COLÔNIA PENAL

Rabisco no skethbook (ainda não é um Moleskine, mas aguarde!) feito durante palestra de um evento mais eficaz pra dormir do que RIVOTRIL. Aconteceu num final de semana inteiro e era obrigatório para funcionários como eu. Ô, vida...
Saí desenhando qualquer coisa, sem uma ideia fixa do que sairia. Só depois percebi que fiz um cara numa cela. Acho que era o meu subconsciente quem estava com o lápis na mão...

julho 05, 2011

VAN HUDSON

Fanart (ou Fan art, segundo o guru da Wikipedia) que fiz há um tempo do guitarrista VAN HUDSON, personagem da finíssima série Mondo Urbano, do powertrio Rafael Albuquerque, Mateus Santolouco e Eduardo Medeiros. Clica para ampliar.
Abraço.

junho 28, 2011

Pagando as contas.

Trabalho que fiz para uma pasta institucional que foi utilizada em um evento da Universidade Federal Fluminense. Foram solicitadas nove ilustrações, em um traço mais "Turma da Mônica", um pouco diferente do que estou habituado a fazer, que comporiam a primeira e a quarta capa da pasta, formando um painel com a história do evento.


Algumas das ilustrações que fiz, seguindo o roteiro estabelecido.


O design final da pasta, com composição do meu camarada designer profissa Gabriel Medeiros, que inseriu alguns elementos nos desenhos, como os logos da UFF e do Evento. Dos nove desenhos solicitados foram utilizados oito, porque desistiram do texto da nona ilustra. Clique na imagem para ampliar.




Fotos que tirei do produto final. A impressão ficou jóinha.





Abraço!

maio 08, 2011

THOR

Quando a aguardada adaptação do Deus do Trovão para o cinema estreou, resolvi esperar aquele tempo necessário de duas ou três semanas, nos casos de blockbusters, para que as salas pudessem estar vazias o suficiente a ponto de você assistir ao filme sem se estressar com um guri encapetado gritando feito louco ou algum fulano inconveniente que ri mais alto que o ensurdecedor audio do cinema. As semanas passaram e pude ver o filme na paz. Curti bastante, apesar de alguns detalhes que poderiam ser melhor trabalhados. Lembrando que Thor, junto com o Lanterna Verde, são os personagens de HQs que mais correm o risco de parecerem ridículos se não forem adaptados com o devido cuidado. Exemplo disso é a Ponte Arco-Íris que dá acesso a Asgard: ela é no mínimo "Hello Kitty" demais, mas até que ficou bem feita no filme. Em suma, a adaptação ficou divertida, bem dirigida e com uma trama que não deixa dormir. Um filme sincero. E, claro, tem a Natalie Portman, o que já vale o ingresso...
Já que este não é um blog de crítica cinematográfica (coisa que não tenho o menor talento pra fazer), vamos ao que interessa: A imagem que ilustra o post é um sketche do Thor feita pelo cara que renovou o guarda-roupas do deus nórdico da Marvel, o desenhista francês Olivier Coipel, gente finíssima que esteve aqui no Brasil no início do ano e participou do evento Komikong.
Repare na dedicatória.


Eu já devia ter postado aqui, mas já que o filme estava pra sair mesmo, aproveitei a oportunidade.
Agora é só aguardar a vez do Lanterna Verde.
Aquele abraço.

abril 18, 2011

PRÊMIO BARBANEGRA

Há alguns dias, foi divulgada a lista dos finalistas do PRIMEIRO PRÊMIO BARBANEGRA E RIOCOMICON DE QUADRINHOS, concurso que movimentou a comunidade quadrinhística do país. Foram mais de 400 propostas enviadas, uma porrada de páginas prontas e outras tantas de roteiros produzidas por candidatos de todos os níveis da arte sequencial tupiniquim. Do maternal até grandes mestres do traço. Fiquei sabendo do prêmio aos 47 do segundo tempo, já na prorrogação do prazo de entrega. Passei algumas noites insone bolando um roteiro - era, bem resumidamente, sobre um velho combatente do crime do Rio de Janeiro, já aposentado, que recebia um convite para gravar um documentário sobre sua vida e isso trazia à tona fantasmas do passado. O roteiro até que ficou bacana, com vinganças, assassinatos, surpresas e reviravoltas... - já que eu não tinha nada na manga para sacar. Tive que pensar em uma história fechada e suas 30 primeiras páginas, no limite estipulado pelo edital, além de produzir quatro páginas finalizadas que o concurso exigia. Seguem as ditas abaixo:




Na ordem: Páginas 1, 5, 6 e 13 da HQ.

Optei por fazer tudo o mais artesanal possível. Fiz os balões e o letreiramento à mão e abusei do branco-preto. Photoshop mesmo só para ajustar e tirar o efeito de "rabisco" nas áreas escuras. Não sei o quanto isso pesou contra ou a favor.

Enfim, escutei muito #mimimi no twitter quando foi divulgada a lista. Muitos reclamavam de nomes como Nestablo Ramos e Raphael Salimena, nomes já bem conhecidos do público. Até dá pra entender, afinal disputar com Elloar Guazzelli é covardia. Sinceramente, tentei não ver por essa ângulo. Chorar "injustiça" só é solução para os fracos. Não deu desta vez, mas dará na próxima. O negócio é continuar tentando SEMPRE.

Abraço.

abril 09, 2011

MENINO-ENXAQUECA

Mais uma do arquivo. Preciso criar vergonha na cara e produzir tiras novas...
Another old stripcomic. I need to draw new strips...

março 29, 2011

Outras pessoas normais / Another ordinary people

Mais rascunhos de pessoas normais direto na esferográfica azul. Os treinos continuam...

março 20, 2011

TIRA OLD SCHOOL

Tirinha das antigas direto do arquivo-morto. É tão old school que está até torta. Coisas de meu antigo scanner, nem pergunte...
Clique na imagem pra ampliar, como de costume.
Abraço.

março 14, 2011

Mais VAL

Minhas páginas para a HQ "Coisas pesadas que influenciam a humanidade desde...", do volume 3 da Tetralogia do muito cool personagem VAL, do roteirista Vagner Francisco. Eu já deveria ter postado aqui, mas como nunca é tarde para nada, seguem abaixo as ditas cujas:






Se você quiser ler a HQ completa balonizada e colorizada pelo próprio Vagner, acesse aqui. Vale o click. E já está no forno (ou melhor, na minha pranheta) mais uma história para o personagem. Aguarde e confie.
Aquele abraço.

março 01, 2011

O cara que desenha o Super-Homem...

Eddy Barrows é um cara bacana. E ainda por cima é um dos titulares do Super-Homem, o comic americano regular mais importante do mundo.
Mês passado ele veio ao Rio de Janeiro, na Escola Impacto, para ministrar um workshop sobre as peculiaridades da profissão de desenhista de HQs no mercado gringo. Bem elaborada e bastante explicativa, a palestra do Eddy aborda o planejamento da carreira, os primeiros obstáculos, a relação com os editores e roteiristas, e outras coisas que orbitam esse universo.

Estava presente no workshop o Carlos Rafael, desenhista de Highlander, Buck Rogers, Besouro Verde (que está bombando nos cinemas) e outros títulos da editora Dynamite.
Abaixo, a foto da perobada toda que assistiu à palestra. Eu sou o cara de roxo metendo galhos na cabeça do cara de regata.

No final do workshop, Eddy vendeu alguns originais (fui despreparado para o evento, por isso não adquiri nenhuma página. O preço estava filé!), assinou quadrinhos e avaliou portfólios. Recebi alguns elogios quando ele deu uma olhada no meu, o que dá um bom reforço positivo. E criticou também, o que também dá um bom reforço positivo e motiva a corrigir os erros.
Ainda saí de lá com um exemplar #703 de Superman autografado. A capa é do Cassaday, com arte interna do Eddy.

Como eu disse, ele é um cara bacana.

janeiro 30, 2011

Ken Parker e o Dia do Quadrinho Nacional

Hoje é o Dia do Quadrinho Nacional, uma data bastante significativa para todos aqueles que batalham seu espaço na Nona Arte Tupiniquim. Para comemorar, o excelente Ken Parker Blog promove a Semana do Quadrinho Nacional, já em sua terceira edição, que se propõe a disponibilizar no blog ilustrações do Ken Parker feita por diversos artistas.




A ideia do blog é que o desenho mostre o Rifle Comprido junto com um personagem qualquer dos quadrinhos nacionais, a critério do autor. Escolhi o Capitão Ninja, porque curto muito esse cara desde a revistinha do Pequeno Ninja, que eu comprava quando ainda era um guri. Acompanhei o Capitão até suas últimas aparições, pela Trama Editorial (nem sei se isso ainda existe), passando pela ProGames, Gamers, Dragão Brasil e suas mini-séries. Ainda tenho quase todo esse material nos confins de um armário empoeirado na casa da minha mãe.
Seria uma boa se o Cassaro desse um jeito de trazer o Capitão Ninja de volta às bancas.
Para ver a postagem no KPBlog, clique aqui. Minha intenção era colorir a ilustração, mas o prazo já estava se esvaindo e meu pc anda temperamental ultimamente. Que falta me faz um curso de manutenção de micros...